Universidade Estadual de Londrina

Programa de Educacao Tutorial

Aulas Temáticas e Encontros Presenciais

Natureza da atividade:
Aulas temáticas com encontros presenciais para leituras e discussões de temas, tais como:
- ensino voltado aos temas de Educação Física e Esporte;
- comportamento motor: controle, aprendizado e desenvolvimento motor;
- atividade física e saúde;
- desempenho humano.

Tema:
Educação Física e Intervenção Motora.

Públlico Alvo:
Alunos do grupo PET-EF, alunos de graduação, alunos de iniciação científica, alunos de iniciação tecnológica, alunos de pós-graduação lato sensu, alunos de pós-graduação stricto sensu e profissionais.

Descrição da atividade:
Serão realizados encontros presenciais para a discussão de temas especícos à Educação Física e ao Esporte. Nestes encontros serão discutidos artigos científicos e textos de capítulos de livros. Será utilizada a estratégia de aulas expositivas e de discussão de textos que serão conduzidas por professores e/ou alunos do PET-EF.

Realização da atividade:
Os encontros para a atividade são realizados na sala do PET, nas quintas feiras, das 14h às 18h00. Este encontro é dividido em duas etapas. Na primeira etapa são realizadas as discussões temáticas. Na segunda etapa ocorrem atividades de orientação e os Mini-cursos Técnico-Instrumentais.

 

                                                                  Início

Monitoria em Disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação

Natureza da atividade: 
Atividade de monitoria de disciplina de graduação e de pós-graduação (stricto e lato sensu) nos cursos do CEFE.

Tema:
Acompanhamento de atividade de docência.

Público alvo: 
Alunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Os alunos do PET-EF deverão realizar a atividade de acompanhamento na docência de um professor indicado pelo aluno (juntamente com o aval do tutor do PET-EF), em disciplina ministrada na Graduação e/ou na Pós-graduação. Esta atividade de acompanhamento será realizada para que o aluno tenha a possibilidade de analisar aspecto relacionados aos fatores essenciais de ensino, tais como: didática, metodologia, estratégia de transmissão da informação, oratória, capacidade de síntese e organização de conteúdos, etc. Cabera ao aluno PET apenas a observação das aulas e, em algumas situações particulares, a ajuda ao docente em atividades práticas ou com sugestões de atividades para a melhora das aulas.

Realização da atividade:
A atividade será realizada de acordo com o horário disponível da disciplina selecionada e do aluno PET-EF.
Obs.: a monitoria no CEFE somente pode ser realizada em uma determinada disciplina, após o aluno ter cursado e ter sido aprovado nesta referida disciplina. Deste modo, alunos dos primeiros anos do curso não irão realizar esta atividade integralmente/oficialmente. 

 

                                                                  Início

Mini-Cursos Técnico-Instrumentais

Natureza da atividade:
Mini-cursos técnico instrumentais para melhor capacitação profissional dos estudantes de Educação Física (habilitação em bacharelado e em licenciatura) e de Esporte (habilitação em bacharelado).

Público alvo:
Alunos do grupo PET-EF, alunos de graduação, alunos de iniciação científica, alunos de iniciação tecnológica, alunos de pós-graduação lato sensu, alunos de pós-graduação stricto sensu e profissionais.
Obs.: em função de alguns cursos técnicos demandarem um acompanhamento mais personalizado, algumas das atividades serão destinadas apenas para os alunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Serão realizados mini-cursos contínuos ao longo do ano letivo e mini-cursos em pequenos módulos. Por exemplo, o mini-curso de lingua inglesa (nível básico+intermediário e nível avançado preparatório para o TOEFL) acontecerá ao longo de todo o ano. O mini-curso de "Redação acadêmica" também. Ao passo que, outros mini-cursos serão realizados em dias subsequentes com carga horária mais reduzida (4-20 horas). Por exemplo, os cursos de "Introdução ao Webdesign" (4 horas), "Bioestatística Básica" (20 horas), "Bioestatística Avançada" (20 horas), entre outros cursos que serão selecionados pelo Tutor do PET-EF. Estes cursos serão ministrados por docentes colaboradores do PET-EF, profissionais convidados, alunos de pós-graduação stricto sensu, alunos PET-EF e pelo Tutor do PET-EF.

Realização da atividade:
Estas atividades serão realizadas na segunda parte dos encontros de quinta-feira, ou, quando necessário, em dias especiais agendados pelo coordenador do PET-EF.

 

                                                                  Início

Vídeo-Aula Temática

Natureza da atividade: 
Vídeo-aula presencial sobre temas relacionados à Educação Física e ao Esporte.

Público alvo:
Alunos do grupo PET-EF, alunos de graduação, alunos de iniciação científica, alunos de iniciação tecnológica, alunos de pós-graduação lato sensu, alunos de pós-graduação stricto sensu e profissionais.

Descrição da atividade:
Encontros presenciais para a discussão de temas específicos à Educação Física e ao Esporte. Em especial, neste primeiro ano de PET serão apresentados os vídeos da coletânia "Os Grandes Educadores da História". Tal coletânia compreende a biografia de grandes educadores, tais como: Celestine Freinet, Edgard Morin, Howard Gardner, John Dewey, Paulo Freire, Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Henri Wallon. Estes documentários em vídeo permitirão a discussão sobre as diferentes linhas de pensamentos e suas implicações sobre a Educação Física e seu papel na Sociedade.

Realização da atividade:
Esta atividade será realizada nos encontros presenciais de quinta feira e de sexta feira, no período da tarde, em calendário especial agendado previamente pelo Tutor do PET-EF. Em eventuais situações, esta atividade também poderá ser agendada para as tardes de segunda, quarta ou sexta feiras.


                                                                  Início

 

Desenvolvimento de Material Didático-Pedagógico

Natureza da atividade: 
Desenvolvimento de um material didático-pedagógico, em formato de vídeo, relacionado à Educação Física e ao Esporte.

Tema:
Tecnologia ao serviço da educação.

Descrição da atividade:
Será realizado o desenvolvimento de um material didático em formato de vídeo, no qual será contemplado um tema escolhido pelos alunos PET-EF juntamente com o Tutor. Este vídeo terá como objetivo apresentar um tema relacionado à Educação Física e/ou ao Esporte. Este material poderá ser voltado para: (a) Sociedade, contendo informações importantes para o dia a dia das pessoas; (b) Alunos de graduação de Educação Física e Esporte, com informações sobre temas complementares relacionados à área; e/ou, (c) Alunos de pós-graduação ou professores, como material de apoio para auxiliar na introdução de novos temas e conteúdos em aulas de Educação Física e Esporte.

Realização da atividade:
Esta atividade será realizada presencialmente e não-presencialmente. A parte presencial será realizada por meio de um mini-curso técnico instrumental para o aprendizado das ferramentas básicas para a elaboração do material didático-pedagógico e da realização de algumas filmagens. A parte não-presencial será realizada pelos alunos PET-EF com a realização da compilação e edição das imagens e textos. A organização do vídeo será realizada ao longo de todo o ano letivo. A segunda parte dos encontros presenciais de quinta-feira de tarde serão utilizadas para o recebimento de orientação para a elaboração do material didático.

 

                                                                  Início

                                           http://petef.webs.com/


Universidade Estadual de Londrina
Centro de Educação Física e Esporte
Programa de Educação Tutorial da Educação Física

Recent Forum Posts

No recent posts

Recent Videos

No recent videos