Universidade Estadual de Londrina

Programa de Educacao Tutorial

Grupo de Pesquisa Tutorial

Natureza da atividade:
Iniciação à pesquisa científica aplicada à área de Educação Física.

Público Alvo:
Alunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Os alunos PET-EF serão vinculados aos grupos de pesquisa dos professores que atuam no PET-EF (Tutor e/ou Colaboradores) e que possuam diretório de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Este grupo, necessariamente, deve ser dirigido por um docente Doutor e com experiência comprovada em pesquisa na área da Educação Física. Os alunos participarão das atividades de elaboração de pesquisa conforme o cronograma de atividades do grupo inserido. Entretanto, o aluno deverá ter o aval do Tutor e do Coordenador responsável pelo grupo de pesquisa para poder integrar as atividades de pesquisa. Esta concordância por parte do Tutor do grupo PET pela escolha de um determinado grupo de pesquisa será norteada pela contribuição que este grupo de pesquisa escolhido pelo aluno irá fornecer para sua formação, considerando a filosofia de trabalho do PET. Nestes grupos de pesquisa, o aluno PET irá participar de leituras e de discussões de textos científicos para sua formação mais especializada, de acordo com a temática desenvolvida pelo grupo de pesquisa selecionado. 

Realização:
As atividades de pesquisa serão realizadas ao longo de todo o ano. Ficou estabelecido o dia de terça feira, período vespertino para o encontro presencial para as reuniões de discussão sobre as pesquisas realizadas.


                                                                  Início

Projeto de Pesquisa/Tecnologia Tutoriado

Natureza da atividade:
Cada aluno PET deverá se integrar em um projeto de pesquisa (ou de desenvolvimento tecnológico), ou deverá elaborar seu próprio projeto, para realizar todas as etapas de construção de conhecimento científico.

Público Alvo:
Aunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Os alunos deverão, individualmente, conduzir um projeto de pesquisa (ou de desenvolvimento tecnológico), ou se integrar a um projeto em andamento para realizar todas as etapas de construção de conhecimento científico. Para tanto, os alunos PET deverão propor uma intenção de pesquisa juntamente com o Tutor ou deverão conversar com os professores Colaboradores do PET-EF que são coordenadores e responsáveis por outros projetos existentes. Será dada preferência para temas de pesquisa relacionados à filosofia de trabalho do PET, no qual maior foco será voltado á integração entre ensino-extensão, ensino-pesquisa e extensão-pesquisa. Todavia, em conformidade com o tutor do grupo PET, o aluno também poderá desenvolver trabalhos de projetos com temas mais específicos.

Realização:
As atividades de pesquisa serão realizadas ao longo de todo o ano. Ficou estabelecido o dia de terça feira, período vespertino para o encontro presencial para as reuniões de discussão sobre as pesquisas realizadas.


                                                                  Início

Elaboração de TCC

Natureza da atividade:
Os alunos PET que estiverem em seu último ano de graduação realizarão seu TCC com apoio da Tutoria do PET-EF.

Público Alvo:
Alunos PET-EF que estiverem na condição de formando para a realização de seu TCC.

Descrição da atividade:

A conclusão do projeto de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico poderá ser utilizada pelo aluno PET como seu TCC. Assim, o grupo PET também permitirá aos alunos o acompanhamento de suas atividades para a realização de seu TCC. Assim como na condução do projeto, outros professores além do tutor do grupo PET poderá atuar na orientação dos TCCs. Será dada preferência para temas de pesquisa relacionados à filosofia de trabalho do PET, no qual maior foco será voltado á integração entre ensino-extensão, ensino-pesquisa e extensão-pesquisa. Todavia, em conformidade com o tutor do grupo PET, o aluno também poderá desenvolver trabalhos de projetos com temas mais específicos.

Realização:
Esta atividade será realizada ao longo de todo o ano, durante o último ano letivo do curso do aluno PET-EF.


                                                                  Início

Elaboração de Trabalhos Científicos

Natureza da atividade:
Os alunos PET deverão estar inseridos em algum projeto em andamento (pesquisa ou desenvolvimento tecnológico) ou deverão propor um projeto para que, após a execução do projeto, possa haver a elaboração de trabalhos científicos em formato de Resumos e/ou de Artigos Científicos.

Público Alvo:
Alunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Após a execução do projeto de pesquisa ou de desenvolvimento tecnológico em que o aluno estava realizando juntamente com o grupo PET, o aluno deverá realizar um relatório de pesquisa no formato de Resumo ou de Artigo Científico, conforme determinado pelo tutor do grupo PET. Este trabalho será utilizado para concluir a etapa de construção de conhecimento no qual o aluno PET também auxilia no desenvolvimento do saber por meio deste relatório sistematizando o conhecimento. Neste relatório poderá existir o auxílio de outros professores colaboradores e de alunos (iniciação científica, tecnológica ou alunos de pós-graduação) para auxiliar na qualidade do trabalho. No qual, dependendo da qualidade do trabalho completo, este poderá ser submetido em formato de artigo para um periódico reconhecido pela base de dados da CAPES. Todas as publicações originadas do grupo PET farão menção do PET para sua divulgação como fonte de financiamento.

Realização:
A elaboração dos trabalhos científicos (Resumos e/ou Artigos) será realizada paralelamente às atividades dos projetos de pesquisa ao longo de todo o ano letivo.


                                                                  Início

Participação em Eventos Científicos

Natureza da atividade:
Participação em eventos científicos, tais como: encontros, congressos, simpósios, conferências, etc.

Público Alvo:
Alunos PET-EF.

Descrição da atividade:
Os alunos do grupo PET, após finalizarem seus relatórios em formato de Resumo ou de Artigo, irão apresentar este trabalho científico realizado em um evento científico, conforme a escolha dos alunos juntamente com o Tutor do PET-EF. Este trabalho poderá ser apresentado parcialmente (em formato de Resumo) ou integralmente (em formato de Artigo Completo ou de Resumo Estendido), conforme as normas do evento científico escolhido. O trabalho científico poderá ser apresentado em formato de Tema Livre (apresentação oral) ou em formato de Pôster, conforme estabelecido pelos alunos e pelo tutor do grupo PET, em conformidade com as normas do evento científico escolhido. Além deste evento externo aos eventos organizados pelo MEC, os alunos também deverão, obrigatoriamente, participar de pelo menos um dos seguintes eventos no ano letivo, a saber: Jornada Paranaense dos PETs, SULPET ou ENAPET.

Realização:
Esta atividade será realizada em calendário especial, de acordo com a data específica dos eventos selecionados.



                                                                  Início

                                          http://petef.webs.com


Universidade Estadual de Londrina
Centro de Educação Física e Esporte
Programa de Educação Tutorial da Educação Física

Recent Forum Posts

No recent posts

Recent Videos

No recent videos